Fútbol americano

Review

5 Jogadores que Saíram do Brasil entre 2023 e 2024 e se destacam na Europa

, Comment regular icon0 comments

Veja alguns dos destaques brasileiros nas maiores ligas do mundo!

Edit Article

Sair do Brasil muito jovem ou recém-chegado ao profissional e já se destacar em ligas milionárias da Europa não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, jogadores que deixam o país acabam saindo dos holofotes, enfrentando oscilações tanto dentro quanto fora de campo. A adaptação a um novo país, cultura, culinária e o distanciamento da família são fatores que tornam os primeiros anos desafiadores.

Por outro lado, existem jogadores que são muito acima da média e que, já nos primeiros anos, conseguem se destacar, conquistando a torcida do novo clube. A seguir, destacamos cinco jogadores que deixaram o Brasil entre 2023 e 2024 e já se destacam em seus novos clubes europeus.

1. Endrick (Real Madrid)

Image content of the Website

Endrick, de 18 anos, é um dos maiores talentos da nova geração. Revelado pelo Palmeiras, atua principalmente como centroavante, mas também joga pelas pontas quando necessário. Na temporada 24/25, ele vem entrando gradativamente nos jogos do Real Madrid, geralmente nos 15 minutos finais, algo comum no clube para jovens promessas — como aconteceu com Vinícius Jr.

Na Copa do Rei, Endrick teve mais tempo de jogo, atuando cerca de 60 minutos por partida, com uma média impressionante de 0,83 gols por jogo. Ao todo, jogou 40 partidas e marcou sete vezes. O Real Madrid, no entanto, não vive uma boa fase: perdeu a final da Copa do Rei para o Barcelona, foi eliminado da Champions League pelo Arsenal e está em segundo lugar na LaLiga atrás do seu rival, o Barcelona, que está muito próximo de ser campeão matematicamente.

A venda de Endrick para o Real Madrid foi negociada em dezembro de 2022, por cerca de 72 milhões de euros (aproximadamente R$ 400 milhões na cotação da época), incluindo bônus e impostos. Com a chegada de Carlo Ancelotti à seleção brasileira, há grandes chances de Endrick ser convocado.

2. André (Wolverhampton)

Ad

Image content of the Website

O volante André, de 23 anos, vem se destacando no Wolverhampton, sendo constantemente convocado para a seleção brasileira. Revelado pelo Fluminense, foi um dos pilares da conquista da Libertadores de 2023 e se transferiu para a Inglaterra por 22 milhões de euros, com mais 3 milhões de euros em metas, a maior venda da história do tricolor carioca.

André é titular absoluto do time e acumula estatísticas impressionantes, principalmente em passes certos, com aproveitamento acima de 90%, e número elevado de desarmes. Apesar disso, o Wolverhampton ocupa apenas a 14ª posição na Premier League e foi eliminado nas oitavas de final para o Bournemouth.

3. Andrey Santos (RC Strasbourg)

Image content of the Website

Emprestado pelo Chelsea, Andrey Santos brilha no RC Strasbourg, onde se consolidou como um dos melhores meias do Campeonato Francês. Aos 23 anos, ele já participou de 34 jogos, marcando 11 gols e dando 4 assistências. O clube está na 7ª colocação da Ligue One e foi eliminado nas oitavas de final da Copa da França.

Revelado pelo Vasco da Gama, Andrey Santos foi vendido para o Chelsea por 18 milhões de libras (cerca de R$ 114 milhões). Sua evolução na Europa faz dele uma das promessas para o futuro da seleção brasileira.

4. Luis Henrique (Olympique de Marseille)

Ad

Image content of the Website

O ponta-direita Luis Henrique, de 23 anos, vem se destacando no Olympique de Marseille desde 2023. Na temporada 24/25, já disputou 35 jogos, marcando 9 gols e dando 9 assistências. O clube está em 2º lugar na Ligue 1 e foi eliminado pelo Lille na segunda rodada da Copa da França.

Luis Henrique foi revelado nas categorias de base do Três Passos, do Rio Grande do Sul, mas se transferiu ainda no sub-20 para o Botafogo e vendido ao Olympique por 8 milhões de euros, com 70% dos direitos econômicos. O Botafogo ainda manteve 12% de participação em futuras vendas.

5. Murillo (Nottingham Forest)

Image content of the Website

Zagueiro canhoto e titular do Nottingham Forest, Murillo chegou ao clube na temporada 23/24 e rapidamente se firmou na defesa. Aos 22 anos, participou de 38 partidas e marcou dois gols. O Nottingham está na 7ª colocação da Premier League e foi eliminado na semifinal da FA Cup pelo Manchester City.

Revelado pelo Corinthians, foi vendido por 12 milhões de euros, com mais 2 milhões de euros em caso de metas atingidas.

Menção Honrosa: Estevão (Chelsea)

Ad

Image content of the Website

Ainda aguardando a estreia, Estevão, do Palmeiras, já está vendido para o Chelsea e deve chegar ao clube inglês após o Mundial de Clubes. Vendido por 61,5 milhões de euros, o jovem é visto como uma promessa que rapidamente poderá disputar uma vaga entre os titulares.

Conclusão

Esses jogadores representam a nova safra do futebol brasileiro, que cada vez mais exporta talentos para as principais ligas europeias. Você concorda com a lista? Acha que faltou alguém? Deixe seu comentário!