Introdução
A equipe do SemFirula separou para você algumas curiosidades sobre os 10 maiores goleiros artilheiros da história do futebol. Marcar um gol como goleiro é um feito extraordinário, ainda mais atualmente. Porém, esses craques conseguiram esse feito mais de uma vez - na verdade, diversas vezes, fazendo história como os maiores artilheiros da posição!
1º - Rogério Ceni - Brasil – 131 gols - 129 gols oficiais reconhecidos pela IFFHS

Rogério Ceni começou como muitos goleiros: reverenciado pelas defesas milagrosas, mas nunca imaginou que seu nome seria sinônimo de bola na rede. Logo no Paulistão de 1997, numa tarde de fevereiro, eis que surge seu primeiro gol, foi uma cobrança de falta contra o União São.
Aquele chute não saiu por acaso: foram horas e horas de treino, mais de quinze mil repetições até sentir firmeza para arriscar num jogo oficial. A partir dali, Ceni não apenas defendeu, mas passou a ditar o ritmo do São Paulo.
Ao longo de quase duas décadas vestindo o manto tricolor, ele converteu 129 gols oficiais (IFFHS não conta 2 gols em amistosos) em 1.237 partidas, distribuídos entre 69 pênaltis, 59 faltas diretas e até um gol de bola rolando – feito raríssimo para quem atua na última linha. Em 2011, Ceni fez o seu 100º gol, sendo até hoje o único goleiro com esse feito. Foi contra o Corinthians, de falta, na arena Barueri. O centésimo gol rendeu para ele o título de o “M1TO dos 100 gols” com festa, fogos e aplausos que ecoaram por semanas.
Ele provou que um goleiro pode ser uma arma ofensiva, ídolo de torcida e referência para quem ousa sonhar além das traves. Rogério Ceni não somente defendia o gol; ele redefinia o jogo inteiro. Até hoje, ele é marcado não apenas como um dos melhores goleiros do mundo, mas também, um dos melhores futebolistas de todos os tempos.
Ad
2º - José Luis Chilavert - Paraguai– 67 gols

Especialista em pênaltis e faltas, Chilavert ainda detém o recorde de gols feitos por um goleiro em uma seleção (8 - Seleção do Paraguai) e foi o primeiro a fazer um hat-trick como goleiro.
3º - Jorge Campos - México – 46 gols

Apesar de ser um recordista, grande parte dos seus gols veio quando atuava como atacante. Ele alternava entre goleiro e atacante nas partidas da sua primeira passagem pelo “Pumas”. E por causa disso, detém o recorde de goleiro com mais gols com a “bola rolando” - 43.
Ele é conhecido também por ser muito baixo para um goleiro - 1.70m, e usar camisas muito extravagantes, o que o deixaram relativamente famoso na cultura pop.
4º - Johnny Vegas Fernández - Peru – 45 gols
Ad

Por onde passou, Johnny era uma das principais escolhas como batedor de pênaltis e batedor de faltas. Isso lhe rendeu o recorde de 4º goleiro com mais gols na carreira.
5º - Márcio - Brasil – 43 gols

Grande parte dos seus gols foi marcada durante a sua atuação no Atlético Goianiense. Nessa época, ele disputava com o próprio Rogério Ceni o estrelato de “Goleiro Artilheiro”, e chegou a marcar gols em Rogério, além de levar gols dele também. Até hoje, é o brasileiro que mais chegou perto da marca histórica de Ceni.
6º - René Higuita - Colômbia – 41 gols

Até hoje conhecido pela sua famosa “Defesa Escorpião”, Higuita é uma das personalidades mais marcantes do futebol mundial, por ser uma pessoa extremamente maluca dentro de campo. Ele desde sempre conduzia a bola e driblava os atacantes adversários, resultando em ótimas jogadas ou falhas épicas que resultaram em gols.
Ad
Além de tudo, ele cobrava faltas e pênaltis muito bem, o que no final de sua carreira concedeu a ele o título de 6º goleiro com mais gols na história.
7º - Fábio Rampo - Brasil – 35 gols

Fábio joga nas divisões menores do futebol gaúcho, já atuou pelo Cruzeiro-RS e São José no gauchão série B e no brasileirão série C e D.
Apesar de já ter uma idade avançada (36), ainda está em atividade e segue sendo uma das promessas do Brasil para bater mais recordes de goleiro artilheiro.
8º - Hans-Jorg Butt – 32 gols

Logo no início de sua carreira, quando atuava pelo Hamburger SV, marcou incríveis 21 gols. Devido à sua atuação, foi transferido para o Bayer Leverkusen, onde marcou mais 8 gols.
Ad
Apesar de ter um início de carreira digno de artilheiro, Hans foi parando de marcar gols conforme foi amadurecendo o seu futebol, e foi sendo promovido para clubes melhores. Chegou a jogar na seleção alemã e no Bayern de Munique, onde marcou somente 1 gol.
9º - Misael Alfaro - El Salvador – 31 gols

Misael teve a sua carreira marcada por uma lesão grave no pescoço, que o impediu de seguir carreira como goleiro. Porém, após se recuperar, foi treinador de goleiros e chegou até a ser técnico interino de clubes de El Salvador.
De qualquer forma, a sua lendária atuação como goleiro batedor de pênaltis e faltas, por mais que tenha sido relativamente breve (para um goleiro), rendeu-lhe um espaço no ranking histórico dos maiores artilheiros da posição.
10º - Fernando Patterson - Costa Rica – 26 gols

Tendo as suas raízes na posição de atacante, no início de sua carreira, Fernando alternava as posições de goleiro e atacante nos primeiros clubes em que jogou. Porém, a maioria esmagadora de seus gols foi feita com a camisa do Xelajú, da Guatemala, atuando como goleiro.
Ad
Conclusão
Se você leu até aqui, muito obrigado, espero que tenha se divertido e gostado do conteúdo.
Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— commentaires 0
Soyez le premier à commenter