Calcio

Opinione

O Que é o Jogo Posicional e Como ele Está Mudando o Futebol Moderno

, Comment regular icon0 comments

Nesse artigo vou te explicar o que é, e quais são os conceitos básicos do Futebol Posicional, de forma simples e direta, e mostrar como ele tem mudado o futebol mundial.

Edit Article

Hoje falaremos sobre o futebol posicional, uma filosofia de jogo que está presente em grande maioria dos clubes atualmente, sendo quase a “norma” em termos de estratégias.

Johan Cruijff - O pai do Futebol Moderno

Johan Cruijff
Johan Cruijff

Johan Cruijff é considerado pela IFHHS (Federação Internacional de História de Estatísticas do Futebol), o segundo maior futebolista do século XX, apenas atrás do Rei Pelé.

Ad

Durante sua carreira de treinador, ele foi responsável por disseminar o “futebol total”, uma filosofia estratégica a qual todos os jogadores de linha executam todas as funções em campo. Isso permitia que jogadores pudessem trocar livremente de posição durante o jogo, o que também fazia com que as movimentações da equipe ficassem mais fluidas, e os passes fossem mais fáceis de executar.

Johan Cruijff foi o treinador do “Dream Team” do Barcelona, uma equipe multi campeã que encantou a Europa. Nesse time jogava como volante, ninguém menos que Pep Guardiola, atualmente o técnico de futebol mais vitorioso de todos, e amando dos ensinamentos do seu mentor (Cruijff), é o responsável por continuar e aprimorar a filosofia do “futebol total” o qual hoje chamamos de futebol posicional.

Ideia Principal do Futebol Posicional

A proposta principal do Futebol Posicional é ocupar o campo de forma inteligente usando uma formação chamada de “Ocupação Máxima”.

Essa formação posiciona os jogadores de forma que eles formem triângulos entre si. Esse posicionamento facilita passes diagonais entre os jogadores, sem eles precisarem tocar muitas vezes na bola, visando um jogo dinâmico e fluido o qual a bola passa de pé em pé até chegar ao gol.

Esse estilo de jogo é extremamente eficiente em praticamente todos os conceitos do futebol: posse de bola, pressão, marcação, vantagem numérica e outros conceitos, todos são beneficiados pelo posicionamento em triângulos do futebol posicional.

A baixo vejamos um exemplo de formação chamada de “WM”, a formação mais comum do futebol posicional. Perceba os triângulos e losangos que os jogadores formam entre si em campo.

Image content of the Website

Para entender melhor, falaremos agora sobre como os jogadores ocupam o campo em uma formação ocupacional.

Ocupação Máxima - como funciona o posicionamento

Image content of the Website

A imagem acima mostra um campo de futebol dividido em setores, os quais ajudam a organizar os jogadores em cada lugar os quais eles devem atuar durante a partida.

Os jogadores respeitam linhas verticais e horizontais, nunca passando de 3 jogadores em uma linha vertical, e 2 jogadores em uma linha horizontal, como mostra nos exemplos a baixo.

Exemplo visual da linha vertical respeitando o máximo de 3 jogadores
Exemplo visual da linha vertical respeitando o máximo de 3 jogadores

Exemplo visual da linha horizontal respeitando o máximo de 2 jogadores
Exemplo visual da linha horizontal respeitando o máximo de 2 jogadores

Ao contrário do que muitos pensam, o futebol posicional não é “travado” ou “parado” já que na maioria das vezes, a bola que chega até o jogador, e não o contrário.

Na verdade, esse estilo de jogo é bastante fluido devido ao conceito chamado de “Compensação”, sendo basicamente a “troca” de posições dos jogadores entre jogadas respeitando a regra de não ter mais de 3 jogadores nas linhas verticais e mais de 2 nas linhas horizontais.

Ad

Caso um jogador avance ocupando um setor, quebrando as regras das linhas, outro jogador de outro setor do campo, se movimenta para “Compensar” o movimento do outro.

No exemplo abaixo, o jogador que está com a bola avança para um setor já ocupado, e quebra a regra de posicionamento, por isso, na segunda imagem, o jogador de ataque, se movimenta para um setor lateral diferente, para compensar a movimentação do jogador que está com a bola.

Jogador com a bola avança para um setor ocupado
Jogador com a bola avança para um setor ocupado

Jogador de ataque se move para a lateral para compensar a movimentação do jogador com a bola, respeitando a regra das linhas
Jogador de ataque se move para a lateral para compensar a movimentação do jogador com a bola, respeitando a regra das linhas

Perceba como a “Compensação” conserta as linhas do campo, e abre possibilidades de passe diferentes para os jogadores.

Essas movimentações de compensação acontecem a todo momento, e por isso, é comum você ver jogadores de lateral, no meio de campo, e vice-versa, durante a partida. Isso reforça a filosofia do futebol total de Johan Cruijff, de que todos os jogadores devem saber jogar todas as posições de linha durante a partida. Pois em algum momento o jogador não irá conseguir voltar para o seu ponto de origem, por já estar ocupado.

Os jogadores tendem a voltar as suas posições originais em situações de bola parada.

A Disseminação do Futebol Posicional

Image content of the Website

A imagem a cima é uma foto de satélite do CT de treinamento do Manchester City, comandado pelo Pep Guardiola.

Fica claro que o treinador usa e treina ativamente o futebol posicional com a equipe inglesa. Esse estilo de jogo ficou tão famoso e vitorioso, que atualmente é quase a norma no futebol europeu.

Gradualmente, essa filosofia vem sido aplicada com mais afinco no futebol brasileiro, como podemos ver na imagem a baixo, alguns clubes do Brasil como o Fortaleza e o São Paulo, já estão aplicando os conceitos do futebol posicional nos seus treinos.

São Paulo é o atual campeão da copa do Brasil, e o Fortaleza é o atual vice líder do campeonato brasileiro na rodada 23, (dia 23/08) com um jogo a menos do Líder Botafogo.

Image content of the Website

Image content of the Website

Mostrando que os fundamentos do Futebol Posicional dão bastantes frutos e são essenciais para uma equipe se sagrar vitoriosa atualmente.

Conclusão

Image content of the Website

Se você leu até aqui, muito obrigado, espero que tenha se divertido e gostado do conteúdo.

Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!